o que é FEMEH?

Meu Deus, o que que é isso?!

FEMEH s.f. sigla de Federação do Movimento Estudantil de História. Entidade que representa todos os Centros e Diretórios Acadêmicos de História a nível nacional.

Quer dizer que a FEMEH tem como função somente representar os e as estudantes de História do Brasil?!

Nananinanão!

Se atentares bem para a sigla de nossa federação verás um de seus aspectos fundamentais: Federação do Movimento Estudantil de História. Movimento Estudantil não se faz pelo estudante, somente representando-o, mas com ele! Assim, é função primordial da FEMEH organizar o Movimento Estudantil de História, construindo suas pautas de forma combativa e sempre em conjunto com os estudantes!

Dessa forma, não devemos pensar na FEMEH enquanto somente aqueles que fazem parte das coordenações nacionais e regionais. Todos e todas as estudantes de História do Brasil compõe a FEMEH, e devem construí-la no seu dia-a-dia.

BORA CONSTRUIR A FEMEH!

Um pouco de História (ha, sacou?)

Durante 21 anos o país viveu sob o regime militar. Diversos movimentos sociais e grupos organizados – inclusive o movimento estudantil – atuantes na sociedade foram vítimas do regime repressor do Estado. Militantes foram perseguidos, exilados, toturados e até mesmo mortos pelo terrorismo de estado implantado pela ditadura militar. Destacamos aqui o movimento estudantil que durante este período foi às ruas reivindicando o direito à liberdade e à democracia no Brasil.

Na década de 80 encontramos o processo de “reabertura democrática”, os movimentos sociais se rearticularam. Nesse contexto, em 1987 o movimento estudantil de história iniciou a construção da Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH), no VIII Encontro Nacional de Estudantes de História, ocorrido em Brasília. Um importante instrumento da luta dos e das estudantes na redemocratização do país, a FEMEH tem, ao longo de sua história, construído importantes pautas. A defesa da regulamentação da profissão de historiador foi uma bandeira central da federação até o ENEH de 2006, ocorrido em Florianópolis, quando, não havendo mais consenso em sua construção, foi priorizada a questão da abertura dos arquivos da ditadura. Essa pauta é importante por aglutinar os diversos setores do Movimento Estudantil, bem como dialogar com outros Movimentos Sociais, visando a produção de um conhecimento crítico acerca do nosso passado e a transformação da realidade presente. É importante colocar, ainda, que FEMEH não organiza somente as lutas específicas, mas se articula com outras executivas e federações de cursos, além de movimentos sociais em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos(as), bem como por outras demandas sociais.

Atualmente, contudo, observamos uma grande desarticulação de nossa federação, a qual reflete a situação do Movimento Estudantil em geral. Problemas como a falta de diálogo com os e as estudantes no dia-a-dia e o esvaziamento político dos encontros nacionais e regionais tem contribuído para a baixa organicidade da FEMEH. Nesse sentido, se faz necessário um esforço de reconstrução da nossa federação! A nossa participação fortalece a história!

Mas como isso funciona?

A FEMEH é constituída da seguinte forma:

Coordenação Nacional: composta por três escolas eleitas anualmente no ENEH, ela é responsável pela articulação do movimento a nível nacional. Atualmente compõe essa coordenação UFPR, UFES e USP.

Coordenações Regionais: O Brasil é dividido em 9 regionais, cada qual tem uma coordenação própria, composta por uma escola eleita anualmente, responsável por articular o movimento a nível regional.  As regionais e suas respectivas coordenações são as seguintes: Norte (AC, AM, PA, TO, RO, AP, RR) Nordeste I (BA, SE, AL), Nordeste II (PB, PE, RN), Nordeste III (CE, PI, MA), Centro-Oeste (MT, MS, GO, DF), Sudeste I (SP), Sudeste II (MG), Sudeste III (RJ, ES) e Sul (PR, SC, RS).

CONEHI: O Conselho Nacional de Entidades de História é onde os Centros e Diretórios Acadêmicos se reúnem para organizar a federação nacionalmente, sendo suas decisões submetidas às da plenária final do ENEH. Outros estudantes podem participar do conselho, tendo direito a voz, contudo somente os CAs e DAs tem direito a voto (um por entidade, independente do número de pessoas de cada CA presentes). Você encontra aqui as relatorias dos conselhos.

COREHI: O Conselho Regional de Entidades de História é onde os Centros e Diretórios Acadêmicos se reúnem para organizar a federação regionalmente, sendo que cada regional organiza seu próprio COREHI. As decisões tomadas nesse espaços estão submetidas às da plenária final do EREH e ENEH. Outros estudantes podem participar do conselho, tendo direito a voz, contudo somente os CAs e DAs tem direito a voto (um por entidade, independente do número de pessoas de cada CA presentes). Você encontra aqui as relatorias dos conselhos.

ENEH: O Encontro Nacional de Estudantes de História acontece anualmente. É composto por espaços acadêmicos, políticos e culturais. É o espaço privilegiado de construção do Movimento Estudantil de História, de aproximação de novos estudantes e de acúmulo de debate acerca de diversos temas. A plenária final do ENEH é a instância máxima de deliberação da FEMEH. Clique aqui para saber mais sobre ele.

EREH: O Encontro Regional de Estudantes de História acontece anualmente em cada uma das regiões do Brasil. Como o ENEH, ele é um espaço privilegiado de construção do Movimento Estudantil de História, sendo especialmente importante por capilarizar ainda mais as pautas da Federação e preparar as discussões de modo que elas cheguem mais aprofundadas no âmbito nacional.

GTs permanentes: Os Grupos de Trabalho permanentes visam o aprofundamento e acúmulo da federação em diversos temas. Cada GT é organizado por uma escola, e visa a produção de materiais para o enriquecimento das discussões da FEMEH. Clique aqui para saber mais sobre eles.

5 Respostas to “o que é FEMEH?”

  1. Helô 30 de julho de 2009 às 2:01 am #

    Gostaria que vocês pudessem tirar a minha duvida e dizer quais Estados correspondem as regiões: Norte, Nordeste I, Nordeste II, Nordeste III, Centro-Oeste, Sudeste I, Sudeste II, Sudeste III e Sul.
    Afinal se o site ficar muito mais claro, pessoas do 1 ano assim como eu, entenderemos melhor estas regiões.
    Outra questão o CONEHI e o COREHI podem alunos que não são dos CA´S e Da´s?

    • femehnacional 30 de julho de 2009 às 3:31 pm #

      Helô,
      Já atualizei os estados correspondentes a cada regional.
      Sobre os COREHIs e CONEHIs: alunos que não são de CAs ou DAs podem participar, sendo bem vindos e tendo direito a voz. Contudo, só tem direito a voto nesses conselhos os CAs e DAs (um voto por entidade, independente do número de membros participando do conselho).
      Espero ter esclarescido suas dúvidas!
      Abraço,

      • Helô 30 de julho de 2009 às 3:34 pm #

        Não encontrei, onde exatament esta? Obrigads a vez

      • femehnacional 30 de julho de 2009 às 5:33 pm #

        Norte (AC, AM, PA, TO, RO, AP, RR) Nordeste I (BA, SE, AL), Nordeste II (PB, PE, RN), Nordeste III (CE, PI, MA), Centro-Oeste (MT, MS, GO, DF), Sudeste I (SP), Sudeste II (MG), Sudeste III (RJ, ES) e Sul (PR, SC, RS).
        Abraço!

  2. Petrônio Andrade 31 de julho de 2009 às 12:48 pm #

    Olá galera.

    Não participei dos últimos ENEH’S. Estava um pouco distante das discussões do MEH, possa ser que esteja equivocado no que vou dizer, se estiver por favor me corrigam. Essa questão das regionais ñ ficou muito clara. Essas nove regionais são apenas para efeito de compsição política da FEMEH, Elas tb fazem parte da direção nacional da entidade, que é formada por escolas representantes dessas nove regionais políticas e por uma coordenação geral com três escolas.
    Os EREH’S ñ são realizados de acordo com essa divisão, mas sim de acordo com a divisão regional do IBGE, ou seja, temos cinco EREH’S e ñ nove. Cada EREH pode e deve tirar uma direção regional, de acordo com a divisão do IBGE, assim como nos Estados onde acontecem Encontros Estaduais, pode e deve ser retirada uma direção Estadual.Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: