Pagas

Este Grupo de trabalho tem como finalidade auxiliar no desenvolvimento de uma movimentação Estudantil dentro das Faculdades e Universidades pagas, analisando e compreendendo as suas estruturas e realizando contatos com os alunos e entidades dessas Instituições.

Este espaço é aberto para contribuições de outras escolas, a FEMEH precisa muito deste acúmulo, o que vai ser importante no fortalecimento do Movimento Estudantil de História dentro das Instituições pagas.

Escola responsável: PUC/SP e Coletivo Tempo de Luta/UCSal.

Enviem seus materiais para o e-mail: tempodeluta@gmail.com

Contatos:

E-mail: tempodeluta@gmail.com

Lista de E-mail: gtdepagasfemeh@yahoogrupos.com.br

Msn group: group1218276@groupsim.com

Blog: http://pagasfemeh.wordpress.com

Materiais Produzidos

Este material de acúmulo que ora disponibilizamos, constituiu dois espaços de formação sobre a temática da Educação e Movimento Estudantil em Faculdades e Universidades pagas, que foram facilitados pelo CAHCAM – Centro Acadêmico de História Carlos Marighella/UCSal – Gestão Mútua Ação.

O primeiro deles ocorreu no dia 03 de junho de 2011 no CONEHI-Sergipe, realizado na UFS – Universidade Federal de Sergipe. O outro aconteceu no dia 20 de julho de 2011 no III Seminário de Formação Política da FEMEH, realizado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Contribuição do GT de Pagas 2011

A FEMEH tem, historicamente, tido uma inserção bastante grande nas universidades públicas. Contudo, a construção do movimento estudantil de história nas pagas ainda é um desafio. Cientes de que é necessário que aprofundemos nossas formulações em torno da construção do ME nas pagas, o GT elaborou este questionário, o que facilitara o desenvolvimento de suas atividades assim como um contato mais efetivo com os estudantes destas instituições.

Segue o questionário:

Questionário sobre Cursos de História em Universidades Pagas

Proposta de Estudo, Análise e Sistematização sobre Democracia Interna nas Faculdades e Universidades Pagas

Tendo em vista os acúmulos anteriores do GT de Pagas, nossa proposta de Estudo, Análise e Sistematização é de aprofundarmos o acúmulo da FEMEH sobre a questão da democracia interna nas Faculdades e Universidades Pagas. Grosso modo, definimos como democracia interna a maneira como as decisões das IES -Instituições de Ensino Superior são encaminhadas, se os três setores (Professores, estudantes e funcionários) são consultados na elaboração e construção de políticas para a instituição.

Para isso, é necessário esboçar uma tentativa de avaliar as nossas realidades práticas. Isto é, como funcionam na prática a democracia interna nas Faculdades e Universidades Pagas de nossas cidades e avaliar também, buscando uma compreensão da complexidade dessas questões, regimentos internos das Instituições Pagas do Brasil.

Avaliamos que este é um acúmulo importante para a inserção da FEMEH nas Faculdades e Universidades Pagas, tendo em vista que as práticas políticas do Movimento Estudantil estão ligadas às conquistas históricas de espaços nos conselhos das Universidades públicas e da conquista de autonomia na organização, fato este que não condiz com a realidade das Instituições Pagas, em sua maioria, devido ao caráter mercadológico e capitalista-pragmático que estas tomaram na sua construção.

Como a grande maioria das IES Pagas foram constituídas dentro da conjuntura Neoliberal de exploração de novos mercados, faz-se mais importante organizar uma instituição de ensino para absorver fatias de mercado do que buscar construir um ensino de excelência. Não há iniciativa da instituição em convocar os setores que constituem a mesma para o diálogo com relação à construção da instituição e a conjuntura dos estudantes, a grande maioria originária da classe trabalhadora, torna mais difícil a organização em torno de um paradigma além da formação profissional.

Sendo assim, este acúmulo buscará traçar a realidade da democracia interna nas IES Pagas, as dificuldades de organização dos (as) estudantes dentro dessas Instituições e debater sobre formas de intervenção para auxiliar e estimular a organicidade dos (as) estudantes em torno de um viés combativo.

Segue a proposta:

A questão da Democracia interna nas Faculdades e Universidades Pagas

Subsídio

Planilha de dados dos Cursos de História de Universidades Pagas no Brasil

Planilha Geral Sinopse da Educação Superior no Brasil – 2009

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2 Respostas to “Pagas”

  1. José Ramos 15 de março de 2012 às 4:45 pm #

    BELEZA!! É BOM SABER QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS!

  2. José Ramos 15 de março de 2012 às 4:47 pm #

    “Contra o PLS368 – Regulamentação da Profissão”

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