GTs

O que é?!

Os Grupos de Trabalho Permanentes são grupos que se dedicam ao aprofundamento de uma temática determinada visando o acúmulo para o Movimento Estudantil de História sobre o tema.

Como funciona?

Cada grupo fica sob responsabilidade de uma escola e deve procurar produzir textos, cartilhas, vídeos, em suma, materiais para socializar suas discussões de modo a subsidiar as concepções e decisões da federação. Eles também disponibilizam um relato mensal do andamento de seus trabalhos.

Posso participar?

Sim, por favor! Apesar de os grupos ficarem sob responsabilidade das escolas, todos e todas são bem-vindos a participar e constribuir nas discussões! Entre em contato com as escolas responsáveis por cada GT.

E se discute o quê?

Atualmente os GTs em andamento na FEMEH são:

GT sobre Currículo

Nos últimos fóruns da FEMEH nos informes das realidades de cada escola destacou-se a discussão sobre o currículo de graduação em História. Sejam problemas gerados por reformas curriculares, pelo aumento da carga de matérias pedagógicas ou a indignação frente a estruturas obsoletas e conservadoras, o currículo é um elemento recorrente no dia-a-dia do estudante de história. Discutir currículo não é se restringir ao âmbito acadêmico, mas lembrar que este tem relações diretas com a sociedade, com o tipo de conhecimento que será produzido e para quem. Frente a isso, questões como a função social do historiador, concepções de educação e a relação com o mercado de trabalho ganham destaque. Acompanhe o andamento do GT aqui.

Escola responsável: UFPR (cahis.ufpr@gmail.com).

GT sobre Mundo do Trabalho

Esse grupo de trabalho surgiu a partir do aprofundamento das discussões em torno da temática da regulamentação da profissão de historiador. Anteriormente havia um GT responsável somente para abordar a regulamentação, o qual, com o avançar dos debates, se deparou com a impossibilidade de se responder a todas as questões relacionadas a esse tema se fechando em si, sendo necessário debater o mundo do trabalho de forma mais ampla. Além disso, apresentaram-se novas demandas de discussão, como as condições de trabalho dos estagiários e do professor de história. Assim, criado em dezembro de 2010, o GT se propõe a discutir essas questões à luz de um debate que leve em conta as contradições estruturais da sociedade atual. Acompanhe o andamento do GT aqui.

Escola responsável: UFAL (cahis.ufpr@gmail.com).

GT sobre Universidades pagas

Esse grupo de trabalho surgiu da necessidade de se discutir a construção do Movimento Estudantil dentro das universidades pagas, frente às particularidades que estas apresentam tanto na maneira como este ME pode ser feito, quanto nas pautas. Nesse sentido, o GT pretende levantar as escolas e os CAs ativos de universidades pagas no Brasil; analisar a estrutura administrativa das pagas; compreender o tipo de público dessas instituições; buscar métodos e estratégias para o trabalho de base nas pagas. Acompanhe o andamento do GT aqui.

Escola responsável: UCSal (mutua-acao@hotmail.com).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: