Nota de repúdio ao Deputado Federal Marcos Feliciano (Partido Social Cristão-PSC)

11 abr

A Federação de Movimento Estudantil de História (FEMEH), representando todos os estudantes dos cursos de História do Brasil, vem por meio desta, manifestar publicamente o repúdio à Comissão de Direitos Humanos e Minorias pelo desrespeito em eleger um representante para presidente da comissão, com posicionamentos homofóbicos e racistas, como os do Dep. Marco Feliciano.

O Estado, marcado por uma sociedade dividida em classes sociais e organizada no modelo patriarcal, racista e com conceitos afetivos baseados na heteronormatividade, fundamentada nas inúmeras opressões, restringe o avanço da sociedade, e de certa forma, coloca uma barreira na luta dos movimentos sociais que se colocam contra a ordem do Estado burguês. E em todo momento, o Estado desrespeita barbaramente os direitos humanos como uma das estratégias para manutenção da ordem burguesa e sua dominação ideológica e moral.

A história da humanidade, desde o início da exploração do ser humano pelo ser humano, é marcada intensamente de violência, sangue e morte. Podemos citar vários casos, como nazismo, a escravidão dos africanos, o genocídio indígena, entre outros.  E já que estamos no mês de abril, podemos citar as torturas e mortes da Ditadura Militar no Brasil, que deixou grandes marcas na nossa história.

Dessa forma, o ideal é questionar qual concepção assume e qual função deve cumprir essa Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. É inadmissível que uma comissão como essa, seja composta por pessoas que desrespeitem a maioria da sociedade (mulheres e negros). Isso representa um grande retrocesso para a história e luta desses setores oprimidos da sociedade de classes.

É fundamental que essa comissão tenha como norte de seus princípios a defesa da liberdade, a justiça no que tange ao respeito por igual aos seres humanos e direitos independente da sua identidade de gênero, orientação sexual e raça.  

Não admitimos que várias lutas que foram tomadas há séculos, sofram esse regresso, pois qualquer tipo de opressão e exploração é violência contra os seres humanos.

 

Pela imediata destituição do Deputado Federal Marcos Feliciano do cargo de Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal!

 

Não à qualquer tipo de opressão e/ou exploração!

 

 

FEDERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: