Uruguaios marcham em memória aos desaparecidos na ditadura

22 maio

Durante a ditadura uruguaia quase 200 opositores desapareceram.
Projeto para anular lei de anistia a militares fracassou no país na sexta.

Da France Presse

Milhares de pessoas participaram na sexta-feira (20) em Montevidéu de uma marcha anual em memória dos desaparecidos durante a última ditadura (1973-1985), no mesmo dia em quefracassou um projeto para anular uma lei que evitou a investigação de violações dos Direitos Humanos neste período.

Manifestantes carregam cartazes com imagens de pessoas desaparecidas durante a ditadura uruguaia (Foto: Matilde Campodonico/AP)Manifestantes carregam cartazes com imagens de pessoas desaparecidas durante a ditadura uruguaia (Foto: Matilde Campodonico/AP)

Convocada todos os dias 20 de maio desde 1996 pela organização Mães e Familiares de presos desaparecidos, a marcha percorreu cerca de 20 quadras desde a Praça dos Desaparecidos até a Praça Liberdade.

A multidão caminhou em silêncio, sem velas, flores, nem bandeiras partidárias, segurando fotos dos desaparecidos e atrás de um gigantesco cartaz com a legenda “Verdade e justiça, direito de todos, responsabilidade do Estado”.

Ao chegar à Praça Liberdade foram pronunciados os nomes das pessoas desaparecidas e o hino nacional foi entoado.

Durante a ditadura uruguaia quase 200 opositores desapareceram, em sua maioria na Argentina, pela colaboração entre as duas ditaduras no âmbito do plano Condor.

A marcha de sexta-feira ocorreu no mesmo dia que a governante Frente Ampla (esquerda) não conseguiu a maioria necessária para anular uma lei que evitou investigações sobre violações aos direitos humanos na ditadura do país.

Após meses de debates e de uma sessão parlamentar de mais de 14 horas, a FA não conseguiu os 50 votos necessários para aprovar a iniciativa, que tinha a oposição do presidente José Mujica, do mesmo partido.

A votação terminou com um empate de 49 a 49.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: