Seminário Temático de Formação Política – FEMEH – Curitiba 2010

13 dez

Entre os dias 16 e 21 de dezembro de 2010, ocorrerá em Curitiba – PR o I Seminário Temático de Formação Política da FEMEH, com o tema “Currículos de Graduação em História e Avaliação do Ensino Superior: Historiador, pra que te quero?”. Legal, um seminário de formação… mas pra que serve?

Por que debater currículo?

Muito debatemos em nossos cursos a não neutralidade da história: o historiador é filho de seu tempo e sempre fala a partir de um lugar, com um posicionamento. Nesse sentido, fica claro que aquilo que estudamos em um curso de história não é de modo algum neutro, mas responde à uma determinada concepção de educação e de história, um posicionamento sobre qual o papel do historiador na sociedade. Assim, fica clara a necessidade de debatermos nossa formação a partir de uma concepção do que deve ser a história dentro da sociedade.

Essa necessidade fica ainda mais gritante quando nos deparamos com o ofício circular lançado em junho desse ano pelo MEC determinando a dissociação obrigatória entre o bacharelado e a licenciatura dos cursos de graduação. Vemos assim, mais do que uma tendência isolada de uma universidade ou outra, um direcionamento nacional de uma formação dissociada do historiador, sem uma profunda discussão ou fundamentação para tanto. No ENEH percebemos que a maioria das universidades do país estão em processo de reforma curricular. Assim, na atual conjuntura se torna mais do que importante, mas imperativo que o movimento estudantil de história discuta sua formação!

Por que debater avaliação?

Dentre as estratégias de controle de educação utilizadas pelo neoliberalismo, figura especial papel a avaliação. Sob o signo de neutralidade, de garantia de qualidade das instituições de educação brasileiras, vemos a construção de sistemas avaliativos que, claramente, passam longe da neutralidade. O SINAES, e mais especificamente o ENADE, é um importante parte de da atual política educacional que auxilia no controle e direcionamento da educação em nosso país. O cadastramento no ENADE, por exemplo, é vinculado à regularização frente à essa demanda de dissociação das habilitações de bacharelado e licenciatura. Assim, o ENADE – sendo um componente curricular obrigatório – funciona como uma forma de obrigar que os cursos se adaptem a esse paradigma de formação.

Ano que vem o curso de história faz ENADE. Assim, torna-se fundamental debatermos essa questão de forma aprofundada para organizar um processo de boicote com qualidade. Mas mais do que isso, temos que debater uma proposta do movimento estudantil para a avaliação da educação brasileira, uma proposta que realmente dialogue com nossa concepção de educação.

Programação

  Dia 16/12 Dia 17/12 Dia 18/12 Dia 19/12 Dia 20/12 Dia 21/12
Manhã Recepção das delegações Painel:Políticas Educacionais e Neoliberalismo GT Regulamentação da Profissão Mesa:SINAES e  ENADE Mesa historiador e transformação da sociedade +Encaminhamentos Currículo CONEHI
Tarde Acordos coletivos + Apresentação da FEMEH Mostra o teu que eu mostro o meu Currículo e concepção de historiador Painel:Avaliação que queremos CONEHI CONEHI
Noite Mesa:Reestrutura-ção produtiva Painel: Bacharelado x Licenciatura COREHIs GT Abertura dos Arquivos da Ditadura CONEHI CONEHI

Leia a ementa e os palestrantes de cada espaço aqui.

Documentos

Baixe aqui o projeto político do seminário.

Baixe aqui a convocatória às escolas do seminário.

Inscrições

As inscrições terão valor de R$40 por pessoa, incluindo alimentação (café, almoço e janta para os seis dias de seminário) e alojamento. Esse valor será utilizado para suprir os gastos com alimentação.

Para se inscrever basta preencher a ficha de inscrição aqui e enviar o comprovante de pagamento para o e-mail femehnacional@gmail.com. Você receberá a confirmação de inscrição por e-mail em 48h.

Alojamento e Alimentação

O alojamento será feito no DCE UFPR. Traga colchonete, cobertor e ursinho!

A alimentação tem opção vegetariana! Traga talheres e caneca!

Delegações

Aqui constarão os contatos das escolas que estão organizando os ônibus para ir ao Seminário em Curitiba, saindo de cada regional. Em breve!

Como chegar?

O alojamento e os espaços acontecerão no Campus Reitoria da UFPR.

Endereço: Rua General Carneiro, 460, Centro. Curitiba – PR.

Contato

femehnacional@gmail.com

Clara Lume (41) 88656196

Rebecca Freitas (41) 99145825

Hellen Cris (41) 96006416

Vágner Mello (41) 92526958

Wagner Tauscheck (41) 88640421

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: