Avaliação do FENEX São Paulo

14 mar

Já há alguns anos a FEMEH tem tirado a deliberação em seu fórum máximo deliberativo – a plenária final do ENEH – de participação e construção do Fórum Nacional de Executivas e Federações de Cursos, entendendo-o como um espaço fundamental de articulação do ME por congregar entidades com um maior contato com o corpo dos estudantes – as executivas de curso. Nesse sentido, a atual gestão da coordenação geral da entidade investido nesse espaço no último período, tendo participado dos último três FENEX, em Salvador, Curitiba e São Paulo.

Esse documento visa traçar uma avaliação por parte da FEMEH do último fórum, ocorrido nos dias 06 e 07 de fevereiro na Unifesp, São Paulo – SP, para acúmulo interno da federação e contribuição para a intervenção futura nesse espaço.

Organização anterior

Houve diversos problemas na preparação do espaço do fórum, desde aqueles de comunicação até a falta de peso de algumas executivas. Somados eles fizeram com que a organização do espaço fosse bastante difícil – principalmente no sentido de que a articulação para o fórum ocorresse em sua maioria em São Paulo. Frente aos problemas organizacionais enfrentados nesse FENEX, é necessário frisar a importância de que as executivas se articulem ao máximo no próprio local onde o fórum ocorrerá, bem como a necessidade dessa articulação anterior para que o fórum não seja um espaço isolado, mas parte de um processo de construção conjunta.

Seminário de Trabalho

A FEMEH pegou como responsabilidade, juntamente com a EXNEEF e a ENEEnf, a construção de um seminário de discussão sobre trabalho, a acontecer junto do FENEX de São Paulo. Por motivos organizacionais, divergências de avaliação das executivas e mesmo de comunicação, esse espaço não conseguiu ser viabilizado para esse FENEX. É importante destacar a importância que vemos na existência desse seminário que já há muito tempo tenta ser realizado. Ele é mais um passo no fortalecimento do fórum, e sua temática, o trabalho, articula as federações e executivas em suas diversas pautas – como as referentes à regulamentação da profissão, dos estágios ou a construção do currículo.

Dessa forma, lamentamos a impossibilidade de construção do seminário nesse FENEX, e colocaremos especial peso para que ele aconteça no próximo fórum a acontecer nos dias 16, 17 e 18 de abril em Aracajú – SE, entendendo-o como mais um espaço do fórum, que visa seu fortalecimento e aprofundamento das discussões.

O Fórum

Levando em conta que o FENEX está atualmente num esforço de reestruturação, podemos considerar este último fórum como extremamente positivo nesse sentido. Conseguiu-se que, para além da construção da campanha de boicote ao ENADE, pauta à qual o espaço vinha se restringindo, os horizontes fossem abertos para abarcar mais pautas consensuais dentro do movimento estudantil de esquerda, como a questão das universidades pagas e a discussão de concepção de avaliação de forma mas aprofundada. O fortalecimento não se restringiu ao número de pautas, mas em qualidade do espaço, que demonstrou maturidade para encaminhar campanhas a longo prazo, abrindo a possibilidade de construção de lutas concretas junto às executivas.

Nesse sentido, a coordenação geral da FEMEH destaca o caráter acertado da decisão de participação e fortalecimento desse fórum, que se configura em uma possibilidade de articulação real do Movimento Estudantil Geral.

Coordenação Geral da FEMEH.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: