Docentes da UnB aprovam greve em protesto contra corte de 25% dos salários

24 nov

Por Najla Passos

ANDES-SN

A partir da próxima terça-feira (24/11), os docentes da Universidade de Brasília – UnB entrarão em greve, conforme decisão unânime da categoria, deliberada em assembléia geral, na quinta-feira (19/11). Eles prometem parar a instituição até que a ameaça de corte de 25% dos salários da categoria seja definitivamente afastada.

O corte salarial de um quarto do salário dos professores corresponde à suspensão do pagamento da chamada URP, um mecanismo instituído por decisão judicial em 1991, para reparar os salários da categoria das perdas salariais referentes aos planos econômicos editados em 1989, e que vem sendo pago sem contestação há mais de 20 anos.

Em 1/9, atendendo à recomendação do Tribunal de Contas da União – TCU, o reitor da UnB, José Geraldo, editou ato administrativo suspendendo o pagamento isonômico da URP para os docentes e técnicos-administrativos. Segundo o TCU, a URP devida aos docentes deve ser calculada apenas sobre os vencimentos básicos e anuênios dos servidores antigos e não deve ser paga para os que entraram na instituição após 2006.

Mobilização

Desde que o reitor da UnB editou o ato administrativo suspendendo o pagamento isonômico da URP, os professores da instituição têm realizado diversas mobilizações e protestos que acabaram por retardar o corte. Até no mês passado, a URP foi paga a todos os docentes e técnicos, calculada sobre a remuneração completa, incluindo gratificações.

Este mês, entretanto, 316 docentes já constataram a redução salarial nos seus contracheques. A previsão é que os demais possam visualizá-la no contracheque referente ao 13º salário, a ser pago em dezembro próximo.

Fonte: ANDES – SN.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: