BREVE BALANÇO DO ENEH – Belém

12 out

O XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de História ocorreu entre os dias 19 a 25 de julho, na Universidade Federal do Pará. Esse ENEH contou com a presença de aproximadamente 900 estudantes de todas as regiões do Brasil, o que contribuiu para que houvesse uma ampla troca cultural, o que nos proporciona boas experiências!

Infelizmente, logo no início do encontro tivemos que lidar com o falecimento do estudante Antonio da Universidade Federal do Amapá. E isso em dúvida mudou a dinâmica do encontro. Além disso, tivemos também problemas com a tão temida gripe suína, que interferiu diretamente no encontro, como na recusa de palestrantes que haviam confirmado presença para algumas mesas.

No entanto, apesar de todos os problemas e dificuldades, a Comissão Organizadora conseguiu garantir espaços de debates importantes e também uma boa infra-estrutura para os/as participantes do encontro.

Entretanto, devemos também fazer uma autocrítica em relação ao que vem acontecendo em vários encontros e que neste não foi diferente, o esvaziamento dos espaços acadêmicos e políticos. Para reverter esse fato é preciso se crie nas escolas uma nova cultura política que seja capaz de reafirmar a nossa entidade, a Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH), enquanto entidade de fato representativa, que dialogue com os/as estudantes de História do Brasil. Para tanto é importante perceber nosso encontro como um fórum de suma importância da Federação e um espaço de debate de idéias e concepções tanto políticas quanto acadêmicas, para além do famoso “turismo barato”.

Também vale ressaltar o ato do ENEH. Apesar da participação de várias entidades – tanto da História quanto do Direito – na sua construção, essa atividade, que deve ser o momento de exposição/reivindicação pública de nossas pautas, sofreu com a falta de mobilização dos/as estudantes que estavam inscritos/as no encontro e que não são das direções dos centros e diretórios acadêmicos. Isso é reflexo da crise de construção e participação da maioria dos/as estudantes em seu próprio movimento, que não é visto como espaço privilegiado de disputa da educação e da própria sociedade.

O ENEH 2010 acontecerá na UECE – Fortaleza, Ceará. Convidamos a todos os CA’s e DA’s a participarem do próximo Conselho Nacional das Entidades Estudantis de História (CONEHI), que acontecerá precedido de dois dias de espaços de formação sobre os desafios colocados para o ME de História, entre 16 e 20 de dezembro na capital cearense. Esse será o lugar de acúmulo com a escola-sede para se construir um encontro que seja capaz de ultrapassar as barreiras que estão colocadas. Além disto, convidamos também os/as estudantes de História do Brasil a participarem do próximo encontro ativamente, para que assim possamos fazer uma FEMEH autônoma em suas decisões, plural em suas idéias e democrática na sua participação.

Contribuição do CALHIS – UFES.

Esse texto também está disponível no segundo Jornal da FEMEH.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: